Mari Fischer
03 de maio de 2016

No dia 10 de Abril aconteceu no Rio de Janeiro a Nike Women Victory Tour, a maior série de eventos para mulheres no mundo que percorrer dezenas de países. A Mariana Fischer fez parte desse dia como pacer oficial da Nike e conta aqui como foi:

Sabe aquelas oportunidades únicas que você contara para seus filhos e netos…algumas mil vezes? Pois é! Foi assim para mim o Nike Women Victory Tour, um evento composto por duas atividades exclusivas para as mulheres: uma Meia Maratona (21,1 km) e uma sessão do Nike+ Training Club (NTC).

2

Para participar da versão carioca da maior série de eventos para mulheres do mundo não bastou vontade, as mulheres tiveram de completar treinos semanais propostos pelo NTC. Para a sessão do NTC no dia foram sorteadas 1.000 mulheres entre todas que concluíram os treinos propostos. Já para a Meia Maratona foram selecionadas as 1.000 mulheres que tiveram os melhores desempenhos.

Tudo foi muito bem organizado. Um dia antes da prova, a Nike preparou uma tarde de palestras com temas para aquecer os tamborins — nutrição esportiva, dicas do percurso da prova, psicologia do esporte e espirito olímpico — além de outras atrações também encheram os olhos das participantes — teve sessão de massagem, manicure e até cabeleireiro para fazer penteados para as guerreiras. Além desses serviços, a marca exibiu vários de seus lançamentos esportivos e casuais, e os uniformes dos atletas olímpicos Rio 2016.

3

A largada da Meia Maratona foi uma festa. O aquecimento para prova começou às 8 com o Seu Jorge (UAU) e seguido pelos treinadores da Nike. Na largada tivemos a presença também da madrinha da prova, Fernanda Keller, e de Wanderlei Cordeiro no pelotão de elite. Tudo isso sem contar com o cenário Indescritível — o Sambódromo da Marquês de Sapucaí foi o ponto desse percurso exclusivo da Meia Maratona que será repetido apenas durante a Maratona dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Depois da largada no sambódromo (que energia!!), o percurso levava a um passeio pelo centro histórico de cair o queixo pela beleza arquitetônica do teatro municipal e outras construções ao redor. Seguimos pela orla via aterro do flamengo com aquela vista para o pão de açúcar e um retorno via distrito militar, tendo aeronáutica, marinha e exército como incentivadores da mulherada nos quilômetros finais.

4

O time de Pacers começava no 5min/km e terminava com 8min/km – tempo máximo para conclusão do percurso. O ritmo máximo era de 5min/km, pois no mesmo dia da prova foi o teste do percurso da maratona olímpica (com largada duas horas antes), e não poderíamos correr o risco de cruzar o percurso dos atletas profissionais. Era nesse grupo (pacer de 5min/km) que eu estava, com Jackie Pink – pacer Nike Rio – minha companheira de prova foi sintonia total. Além de sermos responsáveis por ditar o ritmo da prova, nossa função era motivar as corredoras durante os 21K. O objetivo maior era tornar a experiência de cada uma mágica e inesquecível, seja com palavras de encorajamento sob o calor e sensação térmica +40 graus, oferecendo agua e gel, ou mesmo fazendo amizades e descobrindo um pouquinho mais sobre as histórias de superação que fez cada participante conquistar a vaga na prova.

Depois de completar a meia maratona, todos os pacers continuavam dispostos a ajudar todas as corredoras nos momentos finais e comemorar a vitória de cada uma delas ao cruzar a linha de chegada. Corremos, gritamos, motivamos, dançamos, encorajamos e a gente não parava nunca. Choramos também. Eu perdi a conta de cada mulher que completava, cada mulher que se superou, cada mulher forte e guerreira que deixou pra trás, sol quente e todos os seus outros problemas para ganhar o mundo, e o título de meia maratonistas — sexo muito forte sim! Pude, como pacer, participar com gratidão da conquista de cada chegada, vendo, assim que a felicidade apenas torna-se real quando é compartilhada. Neste dia histórico mostrou-se o poder da corrida — que todos consideram um esporte individual — de ser, na realidade, um esporte coletivo.

O Nike Women Victory Tour FOI SUCESSO, parabéns meninas que correram ou treinaram, meus amigos pacers que fizeram a diferença e a Nike por esse projeto maravilhoso!

5