Letícia Genesini
16 de janeiro de 2017

A Rede Minha Sampa parte de um princípio claro: a cidade é nossa. Nós fazemos parte de São Paulo, a construímos e a criamos todos os dias. Por isso temos não apenas direito, mas a responsabilidade de saber e participar do que acontece nela. Assim, seu objetivo maior é aproximar o cidadão do processo de tomada de decisões de São Paulo.

Tudo começou com o que em 2 anos, mais ou menos, possuía mais de 140 mil pessoas envolvidas em questões importantes de transparência, participação e formulação de políticas públicas. Da iniciativa nasceu o Nossas Cidades, que hoje possui 9 cidades participantes, mas tem o objetivo de levar suas ferramentas e metodologias, em cinco anos, para 20 cidades brasileiras e 10 cidades de fora do Brasil.

Como funciona?
“Sua equipe acompanha atentamente as decisões que estão sendo tomadas pelo executivo e legislativo municipais e sempre que encontram oportunidades para que as pessoas participem de uma decisão importante, criamos mobilizações e convocamos nossa rede para agir”.

Tenho uma causa!
As ferramentas são abertas: qualquer cidadão pode criar sua própria mobilização.

Quais são as ferramentas?
Além de petições, existe o Panela de Pressão, ferramenta usada para pressionar um político por telefone ou direto por e-mail. Além disso, você pode criar ou colaborar com um projeto de lei  com a ferramenta Legislando.

Offline
Em muitos casos, junto com a pressão online, é necessário ir pra rua, inclusive participando de de audiências públicas e assembléias na Câmara ou a Prefeitura para falar diretamente com os tomadores de decisão.

Saiba mais no site www.minhasampa.org.br