Comida

Horta em casa: Manjericão

Como plantar e manter
Letícia Genesini
26 de de 2016

Comprar temperos é aquilo, você nunca consegue usar tudo de uma vez, e quando precisa já não tem. A solução? Plantar em casa.

Manjericão é o tipo de erva que perde seu aroma (e consequentemente seu gosto) pouco depois de ser cortado, portanto para ter aquele prato saboroso que você sonha, o ideal é ter um vaso em casa pra você pegar sempre que precisar! Veja só algumas dicas de como ter essa erva deliciosa na própria cozinha:

Plantando com sementes
Você pode colocar as sementes em vasos menores para servir de sementeira ou já no lugar final em que ele crescerá. O local final pode ser um vaso, mas lembre-se que o Manjericão fica grandinho, podendo chegar a 1m de altura, assim o ideal é um vaso de 15 a 20 litros de capacidade ou com uns 20 ou 30 cm de altura.

Coloque 5 a 10 centímetros de terra fresca e adubada. As sementes vão ficar mais próximas à superfície, e o espaço restante será pra raízes — colocá-las com cerca de 1cm de profundidade é o ideal. Para isso faça buracos com o dedo na terra, e pode colocar duas ou três sementes por buraco. Cubra e regue — a água pode ser dia sim, dia não, ou até a cada dois dias dependendo da umidade do ar.

Transplantando
Entre 10 e 15 dias brotos vão nascer. Se eles estão na sementeira devem ficar lá até que tenham 6 folhas ou de 8 a 10 centímetros de altura, daí devem ser transplantados. O momento ideal para isso é pela manhã, antes de bater sol e antes de você regar — cuidado para não romper as raízes. Lembre-se de antes deixar o vaso final preparado com terra adubada, seca e não muito compacta.

Faça um buraco com as mãos ou uma pá, e novamentecuidado com as raízes: elas não devem se dobrar. Depois só cobrir de terra até o caule, compacte um pouco ela com as mãos (suavemente). Depois regue bem, mas sem enxarcar.

Nada de Frio
Manjericão e temperaturas muito baixas não combinam. A planta não resiste à geadas, por isso pegue essas dicas, mas espere a frente fria passar — meados de primavera é a época ideal (se bem que São Paulo não tem muito estação do ano, né?).

Se bem cuidado, as folhas frescas vão estar lá até o início e meados do outono, mas com o tempo louco de São Paulo, nunca se sabe!

Sol e Água
Ele adora uma luz. É preciso colocá-lo em um local que receba sol diariamente (umas 4 horas por dia)! Água também, mas não muito de uma vez. Ele não gosta de estar encharcado: poucas quantidades, muita freqüência é a ideia.

 



leia mais sobre horta urbana