Comida

Mandioca Cozinha: um restaurante inteiramente dedicado à nossa raíz

Mandioca, inhame, aipim, macaxeira, pão da terra… Muitos apelidos, uma só raiz - brasileira.
Letícia Genesini
11 de de 2018

Mandioca, inhame, aipim, macaxeira, pão da terra… Muitos apelidos, uma só raiz – brasileira. E agora também paulistana, já que acaba de abrir o Mandioca Cozinha, um restaurante inteiramente dedicado a essa raiz, localizando no crescente pólo gastronômico, a Vila Buarque.

Comandado pela chef pernambucana Madu Melo, a casa usa diferentes tipos de mandiocas – mansa, branca e amarela, fermentada e não-fermentada (segundo o Embrapa, são 250 tipos catalogados no Brasil) — para fazer receitas das 5 regiões do país, como como tucupi, pirão, bobó, sagu e até bebidas destilados, como a tiquira. Da folha à raiz, tudo se aproveita para formar tapiocas, beijus, farinhas, polvilhos, caldos, mingaus, bebidas fermentadas e destiladas.

Cozido da Vó Nenzinha
Foto: Tadeu Brunelli

A casa também trabalha com ingredientes sazonais e preferencialmente orgânicos e agroecológicos. Além disso, é compatível com alergias e restrições alimentares, uma vez que a cozinha é inteiramente glúten e o cardápio traz opções veganas, como o Bobó Sem Mar (bobó vegano de castanhade-caju com arroz de coco e farofa de dendê e talos de coentro).

Vale a pena conhecer o bar! Dentre as sugestões, estão drinques com tiquira, o destilado de mandioca, como Tiquira Tônica (tiquira, água tônica, gelo, limão, hortelã e mel de abelhas nativas) e o autoral Galo do Norte (cachaças branca e de jambu e cynar), releitura do clássico Rabo de Galo. Mantendo o propósito, a casa só trabalha com rótulos nacionais, seja de cervejas, destilados ou vinhos (inclusive naturebas).

Bobó sem Mar
Foto: Tadeu Brunelli

Durante a semana, a casa não tem garçons e trabalhará com o conceito de autosserviço. Além disso o restaurante possui uma parceria com Instituto Adus, e grande parte dos atendestes são imigrantes  refugiados de países africanos.

Mandioca Cozinha
Rua Doutor Cesário Mota Junior, 187

Segunda a sexta, das 12h às 15h
Sábado e domingo, das 12h às 16h

leia mais sobre vila buarque