Comida

5 (ou mais) livros sobre comida e sustentabilidade para ler em 2018

Uma lista para ler, reler e adicionar novos títulos
Letícia Genesini
17 de janeiro de 2018

Há muito tempo atrás fizemos uma live com Lis Cereja, chef e proprietária de um dos nossos restaurantes favoritos, a Enoteca Saint Vinsaint. No bate papo falamos sobre os principais livros sobre comida e sustentabilidade para se ler. Demos uns pitacos a mais, escolhemos mais alguns, e agora aqui vai: boa leitura!

01. Michael Pollan
Como disse a Lis na live, todo livro escrito por Michael Pollan merece ser lido. Mas se for para escolher, destacamos três que devem hoje mudar para a sua cabeceira!

Em Defesa da Comida
Se você for escolher só um livro dessa lista, escolha esse. Curto e fácil de ler, porém impactante, que traz o questionamento principal de Pollan (e de outros pensadores da gastronomia e sustentabilidade): não vemos mais a comida, como comida, e sim como um agregado de nutrientes. E essa descaracterização é o cerne da crise nutricional e de saúde que vivemos hoje.

O Dilema do Onívoro
Para quem quiser se aprofundar mais nas questões de sustentabilidade “O Dilema do Onívoro” vai buscar em diversos sistemas de produção o que seria o equilíbrio e responder a questão atual que um onívoro com livre-arbítrio sempre se pergunta a cada refeição: o que eu devo comer. Nele Pollan segue 4 modos de produção diferente (industrial, orgânico em escala industrial, pequena produção, e caçador-coletor) para não trazer uma resposta única, mas uma série de importantes questionamentos.

Cozinhar (Cooked)
Sim, esse é o livro que deu origem à série do Netflix. Ele narra a história da cultura gastronômica em 4 capítulos que representam 4 modos distintos que a humanidade inventou para cozinhar: fogo, água, terra (fermentação), ar (panificaçã0). A trajetória mostra a profunda diferença entre os processos artesanais e industriais para produção de comida.

02. O Terceiro Prato – Dan Barber
Um livro recente (de 2016), mas já fundamental. Com uma estrutura um pouco similar ao “O Dilema do Onívoro”, “O Terceiro Prato” conta as pesquisas e descobertas de Dan Barber, chef e proprietário do restaurante Blue Hill em relação à produção sustentável. Um livro que vai à fundo nas questões e não traz respostas prontas.

 

03. Slow Food: Comida e Liberdade
Como associada ao Slow Food, não iria deixar de recomendar seus livros, que são excelentes! Existem muitas publicações pelo mundo, mas se eu fosse escolher uma, seria o livro “Comida e Liberdade” escrito pelo fundador do movimento Carlo Petrini. A obra narra bem o propósito do movimento, que une sabor e saber dos alimentos.

04. Natural Wine
Escrito por Isabelle Legeron, o livro é uma introdução aos vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais. A única coisa é que não achamos em português, apenas o original em inglês.

05. Song for the Blue Ocean
O livro que estamos lendo no momento (também só achamos no original). Escrito por Carl Safina, é uma jornada pelos oceanos e suas questões de sustentabilidade — que são muito mais complexas que imaginamos. Apesar de ainda não termos terminado já estamos recomendado, pois foi uma recomendação que achamos em “O Terceiro Prato”.

 



leia mais sobre livrosustentabilidade