5 (ou mais) livros sobre comida e sustentabilidade para ler em 2018

Há muito tempo atrás fizemos uma live com Lis Cereja, chef e proprietária de um dos nossos restaurantes favoritos, a Enoteca Saint Vinsaint. No bate papo falamos sobre os principais livros sobre comida e sustentabilidade para se ler. Demos uns pitacos a mais, escolhemos mais alguns, e agora aqui vai nossa lista definitiva: boa leitura!
01. Michael Pollan
Todo livro escrito por Michael Pollan merece ser lido. Mas se for para escolher, destacamos três que devem hoje mudar para a sua cabeceira!
• Em Defesa da Comida
Se você for escolher só um livro dessa lista, escolha esse. Curto e fácil de ler, porém impactante, que traz o questionamento principal de Pollan (e de outros pensadores da gastronomia e sustentabilidade): não vemos mais a comida, como comida, e sim como um agregado de nutrientes. E essa descaracterização é o cerne da crise nutricional e de saúde que vivemos hoje.
• O Dilema do Onívoro
Para quem quiser se aprofundar mais nas questões de sustentabilidade “O Dilema do Onívoro” vai buscar em diversos sistemas de produção o que seria o equilíbrio e responder a questão atual que um onívoro com livre-arbítrio sempre se pergunta a cada refeição: o que eu devo comer. Nele Pollan segue 4 modos de produção diferente (industrial, orgânico em escala industrial, pequena produção, e caçador-coletor) para não trazer uma resposta única, mas uma série de importantes questionamentos.
• Cozinhar (Cooked)
Sim, esse é o livro que deu origem à série do Netflix. Ele narra a história da cultura gastronômica em 4 capítulos que representam 4 modos distintos que a humanidade inventou para cozinhar: fogo, água, terra (fermentação), ar (panificaçã0). A trajetória mostra a profunda diferença entre os processos artesanais e industriais para produção de comida.
02. O Terceiro Prato • Dan Barber
Um livro recente (de 2016), mas já fundamental. Com uma estrutura um pouco similar ao “O Dilema do Onívoro”, “O Terceiro Prato” conta as pesquisas e descobertas de Dan Barber, chef e proprietário do restaurante Blue Hill em relação à produção sustentável. Um livro que vai à fundo nas questões e não traz respostas prontas.
03. Slow Food: Comida e Liberdade • Carlo Petrini
Como associada ao Slow Food, não iria deixar de recomendar seus livros, que são excelentes! Existem muitas publicações pelo mundo, mas se eu fosse escolher uma, seria o livro “Comida e Liberdade” escrito pelo fundador do movimento Carlo Petrini. A obra narra bem o propósito do movimento, que une sabor e saber dos alimentos.
04. Natural Wine • Isabelle Legeron
Uma bela e detalhada introdução aos vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais. A única coisa é que não achamos em português, apenas o original em inglês.
05. Song for the Blue Ocean • Carl Safina
O livro que estamos lendo no momento (também só achamos no original, em inglês). Escrito por Carl Safina, é uma jornada pelos oceanos e suas questões de sustentabilidade — que são muito mais complexas que imaginamos. Apesar de ainda não termos terminado já vamos recomendando, pois foi uma recomendação que achamos no livro que indicamos aqui em cima, “O Terceiro Prato”.