Letícia Genesini
23 de março de 2017

Quem segue a gente sabe de uma paixão nada secreta que temos: pão de fermentação natural. Já falamos muito sobre o assunto aqui e aqui, (e certamente vamos falar mais); também preparamos muitas oficinas com o tema (para saber da próxima mande um email para eventos@saopaulosaudavel.com.br), mas faltou um dado importante: onde comer?

São Paulo tem cada vez mais lugares com pão de verdade, então essa não é uma lista conclusiva — afinal queremos que o levain se espalhe por toda cidade —, mas um apanhado dos nossos pães favoritos.

MICRO PADOCAS

Leveda Pães

Leveda Pães

Com este retorno à artesanalidade, nasceram muitas micro padarias apaixonantes. Cada uma com um pão que é a cara e a personalidade da padeira ou padeiro, por isso vale a pena conhecer todos.

Leveda Pães
Pães feitos pela queria Mariana Galhardo, que usa farinha orgânica brasileira. Se não bastassem os pães macios que só, ela sai fermentando tudo que faz, inclusive um cookie fermentado por 3 dias que não existe igual e seu brownie. Você encontra essas delícias no café Dazô, no Maniva (novo projeto do grupo Mani), ou pedindo diretamente.

Santiago Pães
Quando a gente chamou o pessoal do Santiago Pães para nossa feira, sabíamos que todo mundo iria amar, mas nem imaginávamos que eles iam vender toda a produção 2 vezes. Isso mesmo, no meio da feira eles voltaram pra padoca na Vila Romana pegar mais pães. Nossa paixão é o pão de azeite deles, experimente e você vai entender.

Izabela Tavares
Se você não consegue comer só um pedaço, não vai conseguir se controlar com os pães da Iza. Com quase 1kg (750g) eles são irresistíveis. Nossa dica é, se tiver na fornada da semana um pão com cacau, peça. Simplesmente peça. Depois me manda um de agradecimento, ok? Você também pode fazer uma assinatura e comer para sempre.

Beth Bakery
O panetone da Beth é o motivo pelo qual o universo inventou o levain. Mesmo. Mas enquanto o natal não chega de novo a gente se acaba no resto da sua produção, que inclui o cinnamon roll que você sempre imaginou comer. Ela também tem assinaturas, mas o mais delicioso é ir nos brunchs e eventos especiais da sua lojinha de fábrica no fim de semana.

PADARIAS

12244277_933959756639272_1823861763384445221_o

Julice

Se você for tomar café da manhã na rua também tem opções incríveis. A Julice Boulangère, é parada obrigatória para todo amante de pão. Além dela amamos muito a Padoca do Maní, inclusive para pedir o ovo mexido com ora-pro-nobis e fatia de levain. Na Santo Pão aproveite para comer o bacon artesanal.

Para quem, além de fermentação natural exige insumos orgânicos, não deixe de conhecer a A PAO (Padaria Artesanal Orgânica), uma das nossas favoritas — difícil um fim de semana que a gente não passa por lá —, Mr Baker e a Le Pain Quotidien. E para um passeio bucólico nos arredores de Sampa, vá conhecer a Miolo.

RESTAURANTES

Tavares Restaurante

Tavares Restaurante

E lógico, muitos restaurante servem em sou couvert e menu um pão excelente. Temos um amor especial pelo pão do Tavares, onde fazemos nossa oficina com seu padeiro, o Lula, uma psicólogo que se apaixonou pelo forno e nunca mais largou.

Dispensa apresentações, porque todo mundo sabe que o Arturito tem um dos melhores pães da cidade. Nunca, mas nunca dispense o couvert indo lá! Inclusive se você quiser pode encomendar (com antecedência) para levar pra casa.

A querida Enoteca Saint Vinsaint tem seu pão preparado de modo mais que especial. Além de usar espelta — uma espécie de trigo ancestral muito pouco manipulada pelo homem —, o pão muda a cada dia, pois incorpora sobras de outras receitas na sua mistura com o objetivo de tornar a produção do restaurante lixo zero.

A gente não poderia falar de pão de levain sem falar do Friccò. O Sauro, dono e criador, é um mestre da culinária artesanal que dá todo respeito e dedicação na escolha e processo dos ingredientes que a cozinha pede e merece. Prove sem dó o pão de café dele, e você vai entender.