Letícia Genesini
09 de julho de 2016

O frio pode incomodar muita gente, mas nós estamos comemorando a chegada do inverno com os deliciosos vegetais da época. Quem tem o hábito como nós de comer de acordo com as estações pode sentir falta de alimentos deliciosos que não deveriam estar disponíveis o ano todo. Mas também é uma alegria quando, volta a sua época. Um que amamos e próprio deste tempinho gelado é o Kale. Também chamado de Cavolo Nero, essa prima da couve é resistente ao frio e muitíssimo nutritiva, chegando a ser considerada um dos vegetais mais saudáveis do mundo.

Exageros a parte do pessoal que do nada resolve do nada endeusar um determinado alimento, principalmente se ele é de fora, o Kale realmente é muito nutritivo e saboroso. Sem contar do que não há nada melhor do que apostar em vegetais da época! Mas sim não é todo lugar que você encontra Kale ainda em Sampa, então a gente te ajuda.

Kale na Feira

Imagem: Santa Adelaide Orgânicos

Imagem: Santa Adelaide Orgânicos

Quem apresentou Kale in natura para nós, recém trazido do sítio foi o David da Santa Adelaide Orgânicos (aquela fazenda que a gente visitou no Farm to Table — conheça mais aqui e aqui). Ele adora cultivar espécies esquecidas ou ainda não contempladas pelo grande público, e quem ganha é a gente que tem uma mesa cada vez mais diversa. Quem assina as cestas dele está felicíssimo em receber o maço de Kale, mas quem prefere ir na feira (como nós), ele está todos os sábados na Feira do Ibirapuera. Nossa dica é chegar cedo porque às vezes acaba antes do final, assim como os rabanetes e cenouras coloridas que ele cultiva e encanta o pessoal (mas isso é história para outro post).

Kale Pronto pra Comer!

Imagem Urban Remedy

Imagem Urban Remedy

Nós estamos felizes não apenas porque o Kale voltou para a feira, mas também porque nessa época (e só nessa época) a gente acha o Creamy Kale, o snack da Urban Remedy, em suas lojas. No resto do ano, eles respeitam a sazonalidade e temos apenas o Almost Kale que é um mix de chips de couve e espinafre. Parte do Kale deles é de agricultura própria, e parte vem de queridos fornecedores, como inclusive a Santa Adelaide Orgânicos.

RECEITA: Salada quente de kale, beterraba e gengibre

800_Roasted-Beet-and-Kale-Salad-with-Maple-Candied-Walnuts-600px_0

Essa receita nós tiramos do livro “Fifty Shades of Kale”, que como o nome diz traz 50 receitas criativas para você nunca mais nem pensar e falar que comprou Kale, mas agora não sabe o que fazer.

Ingredientes
1 colher (sopa) azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) manteiga (preferencialmente orgânica e/ou ghee)
2 colheres (sopa) gengibre picado
2 unidades laranjas médias cortada em pedaços
Casca de laranja ralada a gosto
1 colher (sopa) açúcar mascavo (opicional – para caramelizar as nozes)
2 unidades dentes de alho picados
300g kale picada (cerca de 5 xícaras)
4 unidades beterrabas cozidas no vapor em pedaços
1/4 xícara pistache ou nozes picadas

Modo de Preparo
Em uma panela grande, aqueça o azeite e a manteiga;
Junte o gengibre, o açúcar e a casca de laranja ralada;
Refogue até que a mistura comece a cheirar e a casca da laranja fique marrom;
Adicione a kale e cozinhe por 2 a 3 minutos mexendo frequentemente;
A kale deve ficar macia e reduzir o volume;
Transfira para um recipiente grande e misture com as beterrabas, os pedaços de laranja e os pistaches ou nozes;
Sirva imediatamente.