Cidade

Jardim Botânico de São Paulo

Conheça a área verde e passeie nas nascentes do Ipiranga
Letícia Genesini
17 de outubro de 2017

Quando falamos em “Jardim Botânico”, mesmo entre os paulistas, a imagem que vem em mente é o do Rio de Janeiro. Pode não ter sido paixão de Tom Jobim, mas o Jardim Botânico de São Paulo, ou Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, é também um dos parques mais belos do Brasil


Localizado próximo às Avenidas dos Bandeirantes e Ricardo Jafet, ao lado do Zoológico, a área de 360 mil metros quadrados, equivalente a 33 campos de futebol, é uma importante reserva de preservação e o uso sustentável da biodiversidade paulista e brasileira. “Os Jardins Botânicos têm um papel fundamental neste processo conservacionista e educacional, cujo objetivo é ensinar a importância da vegetação, da conservação da biodiversidade, da pesquisa científica e do desenvolvimento sustentável”, contam.

O local também abriga o Instituto de Botânica, com cerca de 6.400 livros e privilegiado acervo botânico, e o Museu Botânico, onde há amostras de plantas da flora brasileira, coleção de produtos extraídos de plantas e representações de ecossistemas do Estado. A arquitetura construída no parque também impressiona com destaque para as escadarias do Jardim de Lineu.

Para quem gosta de caminha, a trilha da Nascente é um dos melhores passeios. Nela se passa passa por uma passarela em meio a mata atlântica para chegar às nascentes do Riacho do Ipiranga e o Lago das Ninfeias, flores símbolo do Jardim Botânico. Há também o Jardim dos Sentidos, onde se pode tocar e cheirar as plantas para sentir a textura e aroma, e o Jardim das Esculturas com suas mesas para piquenique (mas se você pretende usa-las, chegue cedo para garantir!).

Lembramos também que o local é mais contemplativo, por isso é proibido entrar no Jardim Botânico com animais, churrasqueiras, bolas, skates, patinetes, pipas e bicicletas.

 

Jardim Botânico

Av. Miguel Estéfano, 3.031, Água Funda

De terça a domingo e feriados (incluindo feriados que caem na segunda-feira), das 9 às 17 horas.
Quarta-feira de Cinzas aberto a partir das 12h.
No horário de verão: aberto das 9 às 18 horas.
Fechado: sexta-feira santa, 25 de dezembro e 1º de janeiro.

INGRESSOS:
Estudantes ………………………………………………… R$ 5,00
Público em geral ………………………………………… R$ 10,00
* Crianças até 04 anos, idosos acima de 60 anos e portadores de necessidades especiais são isentos.

 



leia mais sobre Água Fundaparquetrilha