Letícia Genesini
09 de junho de 2016

Parabenos, sulfatos, alumínio e petrolatos. Parece que cada vez mais precisamos prestar atenção a rótulos e não só de comida. Grandes marcas de cosméticos, na maioria dos casos as mais respeitadas e desejadas, muitas vezes pensam só na beleza da pele pra fora, criando produtos que acabam sendo tóxicos para nosso corpo (isso sem contar os testes de animais). Por isso nasce um “novo” movimento, o Slow Beauty.

Do mesmo jeito que sabemos que orgânico não é uma “moda” e sim um retorno, um jeito de falar “a gente tentou ser mais esperto que a natureza, mas vamos admitir que não deu muito certo”, o Slow Beauty só é novo para a indústria de cosméticos. O mundo da beleza nasceu com produtos naturais, receitas caseiras, muitas vezes passadas por gerações, e agora estamos nos lembrando disso. E não apenas temos a opção natural, como muitas vezes ela é melhor! Esta é uma realização que muita mulher tem quando troca o hidratante de cabelo por um óleo de coco, por exemplo.

Mas ao mesmo tempo que muita gente volta a fazer os próprios cosméticos, nascem novas marcas que querem mostrar que apostando em um trabalho artesanal e consciente, o mercado pode também oferecer opções de qualidade não só para a beleza, mas também para a saúde da pessoa e do ambiente.

Um exemplo que adoramos é a It Balm marca focada na produção de bálsamos hidratantes para uma rotina de beleza natural. Os produtos são feitos à mão, a partir de ingredientes naturais e sem testes em animais. “Resgatamos antigas receitas de cosméticos, que são simples mas super efetivas, e damos uma roupagem criativa, prática e acessível, buscando conscientizar as pessoas de que o que elas consomem tem impacto direto no meio ambiente, inspirando hábitos mais conscientes e sustentáveis”. conta Lídia, a fundadora da marca.

itbalm2

Na It Balm você encontra de ceras para barbas (sim, tem pra homem também!) até perfume sólido e, claro, o tão procurado da cosmetologia natureba: desodorante! E numa embalagem charmosa pra fazer inveja aos compradores de free shop! Como é tudo feito à mão, as coleções acabam rápido, e nem sempre voltam, mas no fundo isso é só mais um dos charmes de produto artesanal!

Você pode pedir o seu It Balm no site, mas eles sempre vão nas feirinhas e mercados artesanais que divulgamos, é só ficar ligado!

 



leia mais sobre cosméticosmaquiagemvegan