Comida

Instituto Chão: orgânicos a preço de custo

Acha que orgânico é sempre mais caro? Então dá uma olhada nessa incrível inciativa de economia colaborativa que deixa tudo transparente
Letícia Genesini
05 de novembro de 2015

O Brasil pode ser o maior consumidor de agrotóxicos (fonte IBGE), mas São Paulo tem cada vez mais opções de orgânicos. De feiras, a marcas e restaurantes, o paulistano busca alimentos 100% naturais e de produtores locais. A única crítica que se houve é o custo. Bem, algumas marcas realmente chutam o preço lá em cima assim que recebem o selo, mas procurando bem é possível sim comprar alimentos mais saudáveis a um custo semelhante ao encontrado no mercado “comum”.

Um local que amamos e que apresenta uma proposta de preço pra lá de justa é o Instituto Chão. Localizado na Vila Madalena, o instituto opera como uma ONG, vendendo verduras, legumes e hortaliças a preço de custo, tal qual eles compram dos produtores. Para se manterem eles usam um sistema transparente de economia colaborativa, colocando junto ao caixa a lista de todos os gastos que eles possuem e cada consumidor pode decidir se quer (e quanto quer) ou não contribuir para a perpetuação do instituto. Com esta atitude não apenas eles tornam o preço do orgânico mais acessível, mas também dividem conosco a responsabilidade de estimular a agricultura orgânica. Quer algo mais justo que isso?

instituto_chao_2

foto: coisosonthego.com

 

foto: instagram do instituto chão

foto: instagram do instituto chão

 

foto: instagram do instituto chão

foto: instagram do instituto chão

 

foto: nossomundoorganico.com.br

foto: nossomundoorganico.com.br

 

Além da feira, eles também possuem uma pequena mercearia de produtos naturais (alguns poucos não são orgânicos, mas eles avisam isso), e uma pequena lanchonete com comidinhas orgânicas.

Endereço: R. Harmonia, 123
Horário:
dias úteis (exceto terça) 8h às 13h30
terça 08h às 15h

www.institutochao.org