Comida

Dia Mundial da Gastronomia Sustentável

9 locais para comemorar em São Paulo comendo bem em todos os sentidos
Letícia Genesini
26 de junho de 2017

Domingo passado, 18/06/2017 foi um dia histórico, foi o primeiro Dia Mundial da Gastronomia Sustentável. A data criada pela ONU tem uma nuance importantíssima: não estamos falando apenas de produção sustentável. Estamos falando de GASTRONOMIA.

O que isso tem demais? Estamos implicando uma responsabilidade importantíssima aos chef, donos de restaurantes, os cozinheiros, culinaristas, críticos de gastronomia — de criar uma oferta. Sim, sabemos que o público ainda precisa ser muito educado, mas algo importante que é dito por Carlos Petrini, criador do Slow Food, em seu livro Slow Food, Princípios da Nova Gastronomia, é que o público irá sempre pedir de um menu, e se esse menu não incluir ao menos opções que levem em consideração a produção, a sazonalidade e, inclusive o aproveitamento e descarte dos ingredientes, esta gastronomia nunca será consumida.

Sim, muitas vezes isso significa nadar contra corrente e assumir um risco de mercado. É por isso que agora todo ano no dia 18 celebramos estes que trazem a responsabilidade para si e colocam em seu menu, aquilo que queremos que esteja no prato de todos.

Para ajudar na comemoração selecionamos aqui 10 locais em Sampa que fazem uma gastronomia sustentável para você comer muito bem — em todos os sentidos.

Quitandoca

Localizada no Pitico, a Quitandoca é uma quitandinha de orgânicos de produção agroecológica que tem um dos melhores custo benefícios de Sampa. Todo domingo, das 9h às 13h eles fazem um café da manhã agroecológico com produtos de seus fornecedores. A entrada é R$40 e você come e bebe a vontade. Nada como aquele cafezinho orgânico coado pra começar o domingo né?

R. Guaicuí, 53


Enoteca Saint Vinsaint

Olha a gente aqui de novo falando da Enoteca, mas quando se fala de gastronomia sustentável em Sampa não tem como não falar. Lá tudo é orgânico, sazonal, de pequeno produtor — isso quando não vem da própria casa da Lis, que tem de horta à cabra pra dar leite.

Rua Professor Atílio Innocenti, 811
a partir das 19hs, de Segunda à Sábado, para o jantar.
das 12hs às 15hs, de Segunda à Sexta, para o almoço.
das 15hs às 19hs, para um pós-almoço, happy hour ou venda de vinhos.

Maniva Alimentação Consciente

Junto com sócios, o Maniva é criação da Ale Ades, que também está por trás do Farm to Table, então já sabe que aí tem coisa boa e séria. Cheio de quitutes, para comer, almoçar ou levar, lá o mantra de tudo é: de onde vem nossa comida? Vale muito a pena conhecer, sem contar que às 4as de manhã tem feira orgânica do Komborgânica.

Rua São Vicente de Paulo 603
Segunda, Terça, Quinta e Sexta das 12h às 19h30
Quarta das 8h30 às 19h30
Sábado das 09h30 às 17h

Nambu

Claro que um dos nossos primeiros parceiros iria estar presentes. O Nambu traz não apenas uma gastronomia que contempla intolerância e restrições à lactose e glúten, mas faz isso sem modismo, e sim vinculado a um propósito maior: criar uma gastronomia saudável do início ao fim da cadeia.

Rua Alagoas, 651
Almoço e jantar, de terça a sábado, das 12 às 23h.
Aos domingos, das 12 às 17h.


Arturito

Por muitos anos o cenário da gastronomia paulistana conheceu Paola Carosella pelos seus pratos deliciosos, mas depois que ela assumiu não só a cozinha, mas o Arturito como um todo começamos a entender sua visão de gastronomia — e porque sua comida é tão deliciosa. Ela representa uma cozinha de ingredientes — em que a origem é tão importante quanto a técnica empregada. Sua voz e visibilidade tornou-se muito importante em movimentos por uma produção alimentícia mais responsável, e pela diminuição do uso de agrotóxicos no Brasil.

Rua Artur de Azevedo, 542

Almoço
3ª a 6ª das 12h às 15h
sábados e domingos das 12h30 às 16he

Jantar
2ª à Sábado das 19h às 23h30

Simplesmente

Em um mundo em que se é vegetariano ou vegano por milhões de motivos, o pessoal do Simplesmente deixa seu posicionamento claro: unir saúde pessoal com saúde do meio ambiente. Toda semana seu cardápio na Casa e to go muda, sempre com ingredientes sazonais de pequenos produtores. Vale a pena conhecer também o brunch de domingo.

Rua Mourato Coelho, 1008
Segunda a Sexta 08h às 20h
Sábado 09h às 18h
Domingo 10h às 16h

Maní | Manioca | Padoca do Maní

O grupo Maní além de ser imerecidamente reconhecido por seus pratos (O Maní tem uma estrela Michelin, e o Manioca ganhou também o Bib Gourmand na mesma premiação), basta uma voltinha pelo site para conhecer seus fornecedores. Se eles ainda não possuem 100% dos seus insumos de produção agroecológico, eles botam na mesa ingredientes brasileiros de produção agroflorestal.

Le Manjue

Claro que não faltaria este que é um dos pioneiros da gastronomia orgânica em São Paulo. Renato Caleffi, chef e sócio do restaurante, já falava de gastronomia sustentável quando poucos ainda tocavam no assunto, e ainda hoje ele segue inovando nos sabores. Não dá pra se chamar de paulistano natureba, sem ter dado um pulo lá!

R Domingos Fernandes, 608
Segunda a Qui, das 11h30 às 23h
Sexta das 11h30 às 24h
Sábado das 12h às 24h
Domingo das 12h às 17h


Jacarandá

Remodelado ano passado, o restaurante de pinheiros que leva o nome da árvore que circunda, agora dá ainda mais ênfase à origem de seus ingredientes. Além de montar um cardápio focado em produtos artesanais e orgânicos, seu armazém é recheado de delícias de pequenos produtores.

Rua Alves Guimarães, 153
Segunda a Sexta, das 8h às 23h45
Domingo das 7h30 às 23h45