Exercício

Fuja do Sedentarismo

Bate papo com a treinadora Gigi Kaupe
Amigos do Sao Paulo Saudavel
20 de de 2016

O sedentarismo e a obesidade são os maiores fatores de risco para doenças cardíacas e degenerativas que podemos mudar através do estilo de vida. Uma dieta saudável é um dos pilares da saúde e do envelhecimento saudável. Outro dos pilares é o exercício físico.

As evidências científicas mais recentes apontam o treinamento intervalado (quando você alterna entre alta e baixa intensidade) como a melhor opção se você busca melhoras no metabolismo e emagrecimento. Há muitas formas de fazer isso.

Provavelmente todas as pessoas irão se beneficiar de um programa de treinamento de força, em qualquer idade (e para sempre!). A musculação é a opção mais conhecida, mas não a única. Você tornar-se mais forte treinando na academia, com levantamentos olímpicos, crossfit, treinos funcionais, pesos livres, calistenia… a lista de modalidades é grande.

Entre os esportes cíclicos, como corrida e ciclismo, também é possível fazer treinos intervalados. Na verdade isso é feito há muito tempo pelos treinadores, mas o que vejo na minha experiência é que quem treina por conta acaba fazendo os aeróbicos contínuos de baixa à moderada intensidade, na maioria das vezes. Essa fama de corrida e ciclismo serem feitos sempre na mesma intensidade acabou por passar a ideia atual de que eles são ineficientes para o emagrecimento. O ideal é que seja feito um planejamento racional, intercalando os contínuos (importantes para outros benefícios) e os intervalados.

Um erro comum é tentar fazer todos os treinos com alta intensidade, não respeitando o tempo de adaptação do sistema locomotor passivo (tendões e ligamentos), gerando uma carga excessiva para o iniciante e um estresse cardíaco maior. Comece progressivamente e alterne entre treinos mais “pesados” e outos mais “leves”, de uma forma geral. Quanto mais individualizado for o seu treinamento, melhor. Mas sempre, qualquer exercício será melhor do que nenhum exercício.

Nada é pior do que o sedentarismo para a saúde. Encontre uma atividade que sinta prazer para começar e adicione outras modalidades depois que este hábito estiver construído!

Por Gigi Kaupe

 



leia mais sobre poder do esporte