Letícia Genesini
30 de maio de 2016

41 milhões de crianças de até 5 anos de idade estão acima do peso, enquanto outras 159 milhões estão muito subnutridas para crescer de forma saudável. Foi pensando nesses números que Jamie Oliver criou o Food Revolution Day, que neste ano caiu no dia 20 de maio: um dia para celebrar a comida de verdade, gerar debate para as questões alimentares, exigir mudanças e fazer parte delas. Nós do São Paulo Saudável, como embaixadores da causa nos unimos ao blog Herbivoraz, a marca de comidas saudáveis infantis, Papababa Fábrica de Gostosuras, e ao restaurante Tavares, para realizar um encontro lúdico com um grupo de crianças da ONG Casa do Zezinho para conversar sobre, fazer e, claro, comer comida de verdade.

A ideia era simples, mas ao mesmo tempo ambiciosa. Fazer, com ajuda das crianças que iriam literalmente colocar a mão massa —, um lanche saboroso para o paladar infantil, mas ao mesmo tempo nutritivo feito praticamente apenas com vegetais. Quase todos os ingredientes utilizados foram orgânicos, pois contamos com apoio do Instituto Chão, uma associação sem fins lucrativos que vende orgânicos direto do produtor a preço de custo e se sustenta com base na economia colaborativa; do mel orgânico e artesanal Águas do Saci. O único produto “pré-pronto” que entrou na nossa lista de ingrediente foi a pasta de amendoim 100% artesanal e natural da Original Blend por Laise Corti.

 16_05_SaoPauloSaudavel -122

16_05_SaoPauloSaudavel -104

A ideia era entender a relação que as crianças tinham com a comida, sem ditar certo ou errado, mas ao mesmo tempo mostrar receitas alternativas que elas poderiam levar para casa. Assim começamos com trufas de batata doce (receita abaixo), uma opção deliciosa ao brigadeiro comum. Escolhemos a batata roxa para encantar os sentidos com a cor, e optamos usar cacau 100% e adoçar com açúcar mascavo para que elas pudessem entender essa gradação de sabor do amargo ao doce, não para dizer que um é melhor do que o outro, mas para estimular de diferentes formas o paladar.

Assim que o cacau chegava às mãos das crianças, dava para ver a alegria: “Chocolate”! Nós prontamente pedíamos para que elas provassem, e assim elas descobriram o amargo do cacau, mas  que também com um pouco de açúcar já virava um agradável doce, cada grupo dosando de acordo com seu paladar. O mesmo aconteceu quando provaram as pastas de amendoim — para algumas, aquilo só já era uma sobremesa, e para outras era amargo!

16_05_SaoPauloSaudavel -152

Em seguida foi a vez dos sucos. Começamos com o suco verde que do primeiro momento recebeu resistência. “Couve no suco”?! Mas mostramos que eles podem adoçar com uma maçã, e para as formiguinhas, uma colhezinha de mel, e já no primeiro gole vinham pedidos de “quero mais”! E para finalizar, teve sorvete de banana e frutas vermelhas congeladas que foram recebidos com as surpresas “mas só tem fruta aqui?!”.

16_05_SaoPauloSaudavel -190

16_05_SaoPauloSaudavel -202

O dia passou em um piscar de olhos. De um lado ficamos com a sensação de que não deu para conversar sobre tudo o que gostaríamos, mas com a certeza de que, pela euforia das crianças, eles se divertiram muito em uma manhã cheia de vegetais. Não poderíamos querer mais do que isso! Que venha o Food Revolution Day 2017!

16_05_SaoPauloSaudavel -237

Fotos: Ana Paula Fassina

 

TRUFAS DE BATATA DOCE

Imagem: http://www.herbi-voraz.com

Imagem: http://www.herbi-voraz.com

Ingredientes

1 batata doce cozida e sem casca
2 colheres de sopa de pasta de amendoim
3 colheres de sopa de cacau em pó (ou alfarroba)
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de café de essência de baunilha
Nibs de cacau (opcional)

Imagem: http://www.herbi-voraz.com

Imagem: http://www.herbi-voraz.com

Modo de preparo
Se for utilizar um processador, apenas junte todos os ingredientes – com exceção do nibs de cacau porque eles devem ficar inteiros – e processe até obter uma massa homogênea.
Caso faça à mão, amasse bem a batata doce com um garfo para que não fique nenhum pedaço grande no meio da massa e, em uma tigela, misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e moldável.
Caso utilize os nibs de cacau, adicione-os na massa e enrole bolinhas de tamanhos parecidos. Passe-as no topping que preferir e pronto! Eu passei na paçoca, no cacau em pó e nas castanhas de caju.

O passo a passo completo da receita você encontra no blog Herbivoraz.