Letícia Genesini
01 de de 2016

Em abri de 2015 a agência Africa criou para Ong Make The Smile o Feed Truck. A ação em parceria com a Truckvan, que disponibilizou seu food truck, recolhia alimentos desperdiçados pelos restaurantes e os transformou em comida de qualidade para pessoas em situação de rua do Rio de Janeiro. Agora o pessoal do Satisfeito, que faz um lindo trabalho em combate ao desperdício de alimento (já falamos deles aqui), traz a iniciativa para a Virada Sustentável paulistana.

Por que um Feed Truck?
“Aproximadamente 1/3 dos alimentos produzidos no mundo não são consumidos. Inúmeros recursos necessários para produzi-los também acabam sendo desperdiçados como: água, nutrientes, energia, combustíveis, trabalho, etc… Toneladas de alimentos ótimos para o consumo acabam no lixo todos os dias por não darmos a devida atenção ao que colocamos em nosso carrinho de compras, em nossa geladeira e principalmente em nosso prato todos os dias. Compramos mais do que precisamos, preparamos mais que o necessário, nos servimos em excesso, deixamos comida estragar e ainda descartamos partes nutritivas apenas por estarem “feias” ou um pouco amassadas.” conta o projeto.

Como será na Virada?
No dia 27 de agosto o Feed Truck distribuirá gratuitamente, aproximadamente,1 mil petiscos na Praça dos Arcos ou na Praça Vitor Civita, das 12h às 18h.

“As iguarias serão elaboradas por chefs de cozinha convidado e uma equipe de voluntários que utilizarão técnicas que aproveitarão integralmente os alimentos que seriam normalmente desprezados em feiras e mercados para produzir receitas criativas, saborosas e nutritivas”, destaca o coordenador do Projeto Satisfeito, Marcos Szrajer.

Apoie essa ideia!
Para a realização da ação está rolando um crowdfunding. Se você gostou da ideia, e quer que ela aconteça apoie! O site para efetuar contribuições e ter mais informações sobre o projeto é o www.juntos.com.vc/feedtruck.

Além da Truckvan, o Feed Truck do Projeto Satisfeito conta com o apoio da Virada Sustentável, do Banco de Alimentos de São Paulo, da ONG Make Then Smile e do Supermercado Sonda.