Letícia Genesini
25 de maio de 2016

Vai ficar em Sampa no feriadão? Confira nossas dicas!

DA FEIRA AO PRATO

Imagem: Karime Xavier|Folha Press

Imagem: Karime Xavier|Folha Press

Nosso destaque para o feriadão rola nesta sexta, 27/06 às 13h no Mercado de Pinheiros. É a oficina A Mata Atlântica no seu quintal, realizada pelo Instituto AUÁ de Empreendedorismo Socioambiental e Instituto ATÁ que conta com roda de conversas com produtores, debates com especialistas e degustações de produtos típicos e nativos do Bioma.

Outras opções para os apaixonados por comida e cultura acontecem no sábado e domingo. Das 11h às 21h no Memorial da America Latina tem o Festival de Sopas; e das 11h às 20h no Colégio Santa Amália – Av Jabaquara, 1673 – rola a Feira Vegana das Nações.

Domingo, quem foi participar da maior Parada Gay do mundo (que por si só já é um programaço), e quiser comer pela região, a dica é dar um pulo no Mirante 9 de Julho. Lá o restaurante O Mercado Efêmero funciona das 12h às 22h e a cafeteria Isso é Café das 10h às 20h. Vale a pena dar um pulo lá também no sábado, porque a partir das 15h acontece o Dia Drag no Mirante, evento reunindo DJ’s, performances, bate-papo, concurso de drags e sessão de cinema m celebração da cultura drag em São Paulo.

 

DOS PÉS À CABEÇA
photo-1456596403295-f7ecb45938db

Durante todo o feriado prolongado acontece o Bicicultura. O maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo, oferecendo debates, oficinas, palestras e, claro, pedaladas. É tudo gratuito, mas algumas atividades são sujeitas à lotação. Confira tudo e garanta sua vaga pelo site.

Outra opção para os ciclistas de plantão é Pedal na Madruga que parte à meia noite da madrugada de sábado para domingo, da Praça do Ciclista para percorrer 35km passando por pontos turísticos da zona oeste da cidade. Curtiu? Veja todos os detalhes no Facebook.

Já para os Yogis, no próprio feriado temos duas práticas abertas no Parque Ibirapuera. A primeira é às 10h, próximo ao portão 7. Já a segunda acontece às 16h na Praça da Paz.

E para quem gosta de dançar, também no próprio feriado o Armazém da Cidade oferece show de MPB ao vivo com aula de dança. É só chegar na Rua Medeiros de Albuquerque, 270 das 14h30 às 19h30. Veja a programação no Facebook.

 

BRINCADEIRA DE CRIANÇA

photo-1457805552964-d90a8f9a578f

E a Semana Mundial do Brincar continua! Separamos alguns destaques, mas a programação completa você encontra no site da Aliança pela Infância.

No sábado das 10 às 12h acontece no MAM a Feira de trocas de brinquedos novos e usados. A atividade é gratuita, mas as vagas são limitadas (a  distribuição de senhas começa 30 minutos antes). Já no domingo, das 9h às 16h, acontece no Parque Villa Lobos mais uma edição do Slow Kids — confira toda programação no evento do Facebook.

 

BATE E VOLTA
photo-1454702762838-a6df8cc3517f

E para quem quer dar uma fugidinha da cidade sem ir muito longe, dá só uma olhada:

Que tal um passeio de trem por Paranapiacaba? O expresso turístico de Paranapiacaba parte da Estação da Luz e segue passando pela rota do café. É uma oportunidade não só para rever a Estação (quem sabe dar um pulo na Pinacoteca) e visitar as trilhas e cachoeiras da nossa cidade vizinha (veja passeios aqui). Os ingressos para o trem são vendidos apenas na Estação da Luz (SP) ou na estação Prefeito Celso Daniel (Santo André) e, como a procura é muito grande, costumam esgotar no mesmo dia!

Boituva é conhecida por ter muitas empresas que realizam saltos de paraquedas, mas você sabia que lá também é possível fazer vôo de balão? Para aqueles que buscam uma atividade diferente (seja de casal ou com os amigos), se aventurar de balão é uma ótima pedida! Mais informações e reservas no site Balonismo Boituva.

Vale também a pena se aventurar pela Rota do Vinho de São Roque. Ao todo são 31 estabelecimentos que possuem jardins, vinícolas e, claro, restaurantes para apreciar uma boa massa e um bom vinho. Um passeio entre os diferentes lugares pode ser a melhor forma de passar o dia! Veja o guia completo no site.

 



leia mais sobre fim de semana