Cidade

Eventos gratuitos no Theatro Municipal

Redescubra essa jóia cultural
Letícia Genesini
14 de junho de 2018

Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal de São Paulo é um daqueles cartões postais da cidade que ficaram por um tempo quase que esquecidos, se não da memória, do roteiro cultural paulistano. As brilhantes apresentações nunca pararam, mas entre nosso distanciamento do centro histórico da cidade, e a idéia que música erudita é uma produção cultural distante do nosso universo contemporâneo, o Theatro Muncipal era algo que estava lá — maravilhoso e inalcançável.

Nos últimos anos, porém, a lenta porém progressiva revitalização do centro da cidade, se uniu a iniciativas brilhantes para levar os espectadores a colocar o Theatro de volta ao circuito cultural. Uma das iniciativas são as apresentação gratuitas, que hoje são duas e que ocorrem semanalmente.

Elas são as séries Happy Hour, que se dão às segundas-feiras, e as Quartas Musicais. Ambas acontecem no saguão e no salão nobre, sempre às 18h. Nesses dias o público desfruta de apresentações de alunos da Escola Municipal de Música de São Paulo e de integrantes da Orquestra Experimental de Repertório. Para todas essas apresentações não será preciso retirar ingresso na bilheteria. As portas do Theatro Municipal estarão abertas, mas o público deve chegar com até 30 minutos de antecedência e, claro, as vagas são limitadas.

“O Theatro Municipal é a meca da arte musical erudita do município. Assim, poder se apresentar neste templo da música de concerto, além de agregar importância ao currículo dos jovens artistas selecionados para estas participações, é também uma excelente forma de começarem a se habituar com os desafios e as delícias de pisar no palco do Municipal”, explica o maestro Sergio Chnee que dirige a Escola Municipal de Música de São Paulo.

Além das apresentações, a visita ao Theatro é um passeio pela história. Já a arquitetura, que faz parte do  Patrimônio Histórico do Estado desde 1981, é de tirar o folêgo. E o prédio também abriga obras de arte e mementos que marcam a história da produção cultural lírica e erudita no país e no mundo.

Durante o ano ocorrem ainda outros eventos gratuitos, como as apresentações do Coral Paulistano, que se apresentam nas escadarias internas. Vale a pena ficar de olho no site e redes sociais deles para saber o que acontece.