Exercício

De repente triatleta – IronMan 70.3 / 2012

Veja como um de nossos fundadores se tornou triatleta!
Victor Brasil
16 de novembro de 2015

Bom essa era uma historia da qual gostaria de me recordar de todos os detalhes do começo, mas ela se iniciou em uma festa onde me lembro de ter bebido bastante e ter decido em fazer a minha primeira prova de triathlon. E por que não começar com uma prova de Meio Iron com 1,9km de natação, 90 km de bike e 21.1km de corrida?

Na verdade, porém, o que eu me perguntava na época era: como começar a treinar para esse tipo de prova? Vindo do interior, eu não sabia das assessorias de corrida, bike ou triathlon de São Paulo, então comecei a treinar recebendo planilhas de um treinador da minha cidade. No começo treinava com a minha MTB de quando tinha 15 anos, no Ibira dando milhões de voltas, até resolver comprar uma bike de estrada entrar para uma assessoria e trocar a Road por uma TT( bike de triathlon). Nesse momento já estava perdido, totalmente viciado no esporte!

Quando enfim eu me inscrevi para a Prova de Meio IronMan em Penha tinha apenas 5 meses parar voltar a nadar, treinar o pedal e melhorar minha corrida. E foi o que fiz, treinei e me preparei para o meu primeiro grande desafio, mas desta vez tinha comigo todo o suporte técnico de uma assessoria, uma nutricionista esportiva e meus amigos de verdade me apoiando nesta nova fase!  Estava mais ansioso que nunca para o dia da prova, mas também sabia que estaria preparado.

Então lá fomos nos para a cidade da minha primeira prova de Triathlon, cheguei uns dias antes com meus pais (que me acham louco de fazer este esporte até hj!). Foi bacana chegar com antecedência para ir se climatizando e sentir a vibe positiva da galera.

Chegou o dia prova e eu mal havia conseguido dormir na noite anterior, mesmo tomando algumas taças de vinho para acalmar. Tudo estava preparado e arrumado para enfrentar de frente a primeira luta no triathlon. Na espera da largada também encontrei com alguns colegas que assim como eu também estavam lá para serem IronMan´s (1/2 Iron hehehe…).  É chegada a hora da largada e escuto a buzina, saio caminhando em direção à água tendo uma única certeza de que não iria desistir até cruzar a linha de chegada.

ironman_natacao

Fiz uma natação não muito boa, saí da água já com câimbras, então sabia que não poderia forçar muito no pedal. A parte da bike foi dura, com bastante vento, calor e a dor na panturrilha aumentando a cada KM. Minha falta de experiência era clara para alguns veteranos que encontrei no caminho e me derem força para continuar e assim terminei o percurso da Bike. Só me faltavam mais 21.1 km pela frente e cruzaria a tão sonhada linha de chegada!

ironman_bike

ironman_corrida

Na saída para corrida tentei manter o pace que estava acostumado a fazer nos treinos, porém mais uma vez a falta de experiência cobrou seu preço: quebrei na corrida. Fui então me forçando a cada volta até que estava na última. Os últimos metros pareciam virar quilômetros, o vento continuava forte e contra. Neste momento você acha que não vai conseguir, mas então você se lembra de tudo que passou e das pessoas que estão te esperando para ver você superar seus limites e comemorar sua vitória. E mais uma vez foi o que fiz, não desisti e cruzei a linha de chegada em 6:25min. Cai no chão de alegria, chorei de felicidade e gritei de dor!

Tinha vencido a mim mesmo e virado um Meio IronMan!

Agora sabendo de tudo isso que passou você vai fazer de novo Victor? Logico! E da próxima vez vou ser mais rápido!

E foi naquele dia logo apos a prova que eu decido que viraria um IRONMAN (mas essa é historia pros próximos capítulos… )!

 

Iron 70.3

 



leia mais sobre ironmantriathlon