Letícia Genesini
16 de fevereiro de 2019

Os bairros próximos ao centro de São Paulo estão passando por uma renovação, e hoje são um dos pontos quentes no roteiro gastronômico e cultural paulistano, com destaque para a Santa Cecília e a Vila Buarque. A região pode ser um pouco difícil de estacionar, mas é bem acessível através do metrô Marechal Deodoro e Santa Cecília. E todas as nossas dicas da região são próximas, podendo ser feitas à pé, bike ou no meio de transporte da sua preferência.

Se você for visitar no fim de semana, pode aproveitar o Parque Minhocão, que fica aberto para o fluxo de pedestres das 21h30 de sexta-feira até as 6h30 de segunda-feira. Lá você pode caminhar, correr, andar de bicicleta e fazer sua própria orla de lazer no elevado. Sábado é um bom dia para visitar o bairro, pois de domingo alguns dos locais estão fechado.

Para que ama café bom de verdade o Jardin do Centro e o Quintal do Centro são paradas obrigatórias. São uma charmosas floriculturas com um delicioso café interno.

Quem procurar bons lugares para fazer a feira orgânica vai amar o Instituto Feira Livre ( R. Maj. Sertório, 229; ter-qui 9h-19h, sex 13h-19h, sab-dom 9h-15h).

Opções de almoço lá são muitas, inclusive algumas renomadas, mas nossa recomendação certeira é o Mandioca (R. Dr. Cesário Mota Júnior, 187; ter-sex 11h30-15h, sab-dom 12h30-16h30). Lá, como diz o nome, a estrela da casa é a Mandioca, presente em uma infinidade de modos que valorizam a cultura gastronômica brasileira. Você também pode apreciar drinks com ingredientes brasileiros, vinhos B.O.N.S. (biodinâmicos, orgânicos, naturais e/ou sem sulfito), e outros produtos artesanais. O local também possui uma linda parceria com o Instituto Adus, empregando refugiados.

Os amantes dos discos de Vinil tem duas paradas obrigatórias. A primeira é a Conceição Discos (R. Imac. Conceição, 151; ter-sab, 10h-21h) — há também opções de almoço e petisco. A segunda é a Casa Elefante (Sobreloja, R. Dr. Cesário Mota Júnior, 277; seg-sab 11h-21), um misto de loja de discos, cds, livros, acessórios, arte, roupas e ainda bar e café.

Para quem ama cervejas artesanais a noite pode começar no Lira (R. Marquês de Itu, 1039; ter-sex 17h-23h, sab 14h-23h, dom 16h-22h), um bar e empório que valoriza a gastronomia de pequena produção. Para quem é do vinho, nossa dica é o Clube Beverino (R. Gen Jardim, 702; qua-sab a partir das 18h) que também só serve vinhos B.O.N.S. e produtos artesanais.

Antes de ir vale a pena ver a programação do SESC Consolação, TUSP e do Teatro da Folha, que também ficam na região. Programa completíssimo!

Foto: @ramygrams


leia mais sobre santa cecíliavila buarque