Comida

Achaz: A série de livros infantil que mostra que comer bem é uma delícia.

Conheça os livros criados pelo chef Renato Caleffi e o publicitário Alexandre Carvalho
Letícia Genesini
07 de novembro de 2016

Hoje, quase metade da população infantil brasileira conhece na pele a obesidade e o excesso de peso. Diabetes, colesterol alto, insônia e hipertensão: doenças antes que só apareciam em adultos depois de décadas de maus hábitos, hoje também afligem crianças com poucos anos de vida. E a mudança deste quadro começa com educação.

Imagine uma geração de crianças capazes de fazer melhores escolhas à mesa. Longe de problemas como obesidade, colesterol alto, hipertensão, insônia e diabetes. Crianças conscientes do que é uma verdadeira nutrição, sem agrotóxicos e industrializados. Fazendo sua própria comida: simples, gostosa e vital”, é o que se propõe Renato Caleffi,  chef do Le Manjue, e Alexandre Carvalho, escritor e publicitário Alexandre Carvalho, os criadores do projeto Achaz. A coleção de livros com dois títulos publicados “Achaz no Sítio da Banana Verde” e “Achaz e o Mistério do Sorvete”, é voltada para crianças, pais e educadores, estimulando o conhecimento dos alimentos e preparo de receitas simples, práticas, envolvendo sempre uma importante escolha: alimentar-se com saúde.

desenho_5

desenho_9

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), mais de 32% das crianças menores de 2 anos tomam refrigerante e suco artificial e 60,8% delas comem biscoito, bolachas e bolos. Atos que para muitos é um deleite inofensivo, mas dos quais já conhecemos os impactos. “É preciso combater este cenário e promover, na infância, a ingestão de alimentos de alto valor nutritivo, a agricultura sustentável e a difusão de uma gastronomia saudável para melhores escolhas no futuro. (…)Viver é alimentar-se. Do leite materno à papinha, do lanche na escola aos ataques à geladeira no meio da noite, o tempo todo estamos comendo simplesmente porque precisamos, porque gostamos e porque comer é uma delícia. Crianças conscientes do que é uma verdadeira nutrição, sem agrotóxicos e industrializados”, contam.

Os livros foram só o primeiro passa e eles tem muitos outros projetos relacionados que vão emergir, mas você pode saber mais deles e adquiri-los pelo site.