Comida

9 restaurantes com água da casa em São Paulo

Afinal, porque produzir ainda mais lixo?
Letícia Genesini
31 de outubro de 2018

Está ficando cada vez mais comum em São Paulo uma prática usual de restaurantes americanos: a opção da água da casa. Servida gratuitamente ela é a água de filtro mesmo, como temos em nossas casas. A prática não só ajuda na economia (já que tem garrafinhas de águas bem caras em cardápios por aí), como é uma atitude ecologicamente sustentável que diminui o lixo de uso único (aquele que você compra, usa uma vez e já no ato do consumo joga fora).

Nós que amamos essa prática fizemos uma lista de 9 restaurantes que a adotam. Temos certeza que tem muitos mais por aí (se você souber de algum, deixe nos comentários).

Estela Passoni
Um excelente local de almoço em Pinheiro, o Estela Passoni trabalha com um cardápio que muda diariamente e que tem sempre uma opção vegetariana. O local preza pela sustentabilidade, não só recebendo uma feira orgânica às quartas, mas também comercializando e incentivando o uso de canudos, sacolas e copos reutilizáveis. E como lá que fazemos nosso Yoga & Café da manhã (para saber do próximo entre em contato no e-mail eventos@saopaulosaudavel.com.br), lá a água da casa é energizada com cristais.

R. Joaquim Antunes, 621
Segunda a sexta, das 9h às 18h
Sábado, das 9h às 13h

Restaurante Bio
Mais uma empreitada do chef Alex Atala, o Bio trabalha o conceito de culinária local e aproveitamento total dos ingredientes. Eles também dão preferência a produtos orgânicos. Mantendo o propósito de sustentabilidade do restaurante, eles servem água da casa — só pedir.

Av. Horácio Lafer, 38
Todos os dias, das 8h às 11h

Enoteca Saint Vinsaint (no brunch)
Se você não conhece a Enoteca, deve ser novo por aqui (prazer!). Lá tudo é criado solto, ou seja, artesanal, local, de pequeno produtor e manejo sustentável — inclusive os vinhos. No brunch (um dos nossos favoritos), eles servem água da casa aromatizada. Ótimo para intercalar as taças de vinhos naturebas.

Rua Professor Atílio Innocenti, 811
Jantar: Segunda à sábado, a partir das 19hs
Brunch: Sábado, das 11hs às 16hs

Maniva
Meio restaurante, meio to-go, o Maniva é um ótimo local em higienópolis para almoçar e de quebra achar produtos locais e artesanais. Para tomar a água da casa, é só pedir.

Rua São Vicente de Paulo 603
Segunda, Terça, Quinta e Sexta das 12h às 19h30
Quarta das 8h30 às 19h30
Sábado das 09h30 às 17h

Nambu
Um dos nossos primeiros parceiros, é impossível não amar o Nambu. Além de ter um ambiente incrível, tem uma cozinha que valoriza a produção local e orgânica. Pode pedir a água da casa, mas sugerimos acompanhar com um dos drinks incríveis de seu bar!

Rua Alagoas, 651
Almoço e jantar, de terça a sábado, das 12 às 23h.
Aos domingos, das 12 às 17h.

A Baianeira
Se você não conhece o A Baianeira, pare tudo que está fazendo e marque seu próximo almoço (ou brunch) lá. O restaurante serve comida do Vale do Jequitinhonha, de onde nasce o nome que combina Baiana + Mineira, e possui o melhor pão de queijo da cidade. A água da casa? Só pedir!

Rua Dona Elisa, 117
Terça a Sexta, das 9h às 17h
Sábado, das 9h às 16h


Casa 530
Uma oásis delicado em meio aos prédios comerciais do baixo Pinheiros, a Casa 530 é um restaurante vegetariano delicioso com alma aconchegante de comida caseira. Tudo que é possível é feito lá mesmo, com maior carinho e qualidade. Recomendamos muito. Mesmo se você for na água da casa, não deixe de provar a kombucha deles!

Rua Amaro Cavalheiro, 530
Segunda à sexta, das 8h às 16h

Isla Café
Um charmoso café com ótimas opções de café da manhã e almoço em Pinheiros, o Isla encantou a gente no primeiro minuto. Num dia de sol você vai querer passar o dia lendo um livro (e pedindo a água da casa pra se refrescar).

Rua Simão Álvares, 97
Terça a sexta, das 12h às 18h
Sábados, das 10h às 15h30 (ou até o último prato)

Purana
Criado por Alana Rox (apresentadora e autora de “Diário de uma Vegana), o Purana é um café com opções de almoço não apenas vegano, mas voltado para saudabilidade (porque tem comida vegana junkie, né?). O espaço é uma delícia. Vale a pena ir e, além da água da casa, recomendamos a kombucha feita por eles.

R. Cônego Eugênio Leite, 840
Segunda, das 12h às 19h
Terça à Sabado, das 09h às 19h

Homa
Com o slogan “aqui os vegetais são reis”, o Homa é um restaurante 100% vegetariano delicioso e muito charmoso. A torneira com a água da casa fica bem à vista para todo mundo se servir a vontade — gostamos assim!

Rua Benjamim Egas, 275
Terça a Sexta, das 11h30 às 15h30
Sábados e Domingos, das 11h30 às 17h00
Quinta, Sexta e Sábado, das 19h00 às 23h00